Abrangência das redes
LAN
Acrônimo para LOCAL AREA NETWORK (REDE DE ÁREA LOCAL)- Este tipo de rede surgiu nos ambientes de institutos de pesquisas e universidades. É o conjunto de módulos processadores(Isto já foi explicado no post sobre Redes de computadores) que tem uma distância de poucos metros a alguns quilômetros entre eles.
Exemplos: Universidades, Empresas, Prédios, Casas, etc
Uma LAN também pode ser a ligação entre equipamentos de comunicação de dados em uma pequena região.
Exemplo: HUB, switch, Router, etc
A ligação entre computadores e periféricos através de um cabo dentro de uma área limitada.
Exemplo: Vários computadores ligados a uma impressora dentro de uma sala de escritório.

MAN
Acrônimo para METROPOLITAN AREA NETWORK (REDE DE ÁREA METROPOLITANA) - Esta definição surgiu apartido aparecimento do padrão IEEE 802.6¹. Uma rede metropolitana apresenta características semelhantes a das LAN's porém abrangendo velocidades maiores e distâncias metropolitanas.
Exemplo: NET, ALOO, Vcnet, etc

1- IEEE 802.6 é um padrão governado pelo ANSI para Redes da área metropolitana (HOMEM). É uma melhoria de um padrão mais velho (criado também pelo ANSI) que use Fiber Distributed Data Interface Estrutura da rede (FDDI). O falhado padrão FDDI-baseado devido a suas execução e falta caras da compatibilidade com corrente LAN padrões. O IEEE 802.6 usos padrão Barra-ônibus dupla distribuída da fila Formulário da rede (DQDB). Este formulário suporta 150 taxas de transferência de Mbit/s. Consiste em duas barras-ônibus unidirectional unconnected. DQDB é rated para um máximo de 160 quilômetros antes do cabo fiberoptic do excesso significativo da degradação do sinal com um wavelength ótico de 1310 nanômetro. Este padrão falhou também, na maior parte devido às mesmas razões essas o padrão do FDDI falha. A maioria equipa agora o uso Rede ótica Synchronous (SONET) ou Asynchronous Transfer Mode Projetos de rede (ATM), com projetos recentes usando o nativo Ethernet ou MPLS.
WAN
Acrônimo para WIDE AREA NETWORK (REDE DE ÁREA AMPLA ou REDES GEOGRAFICAMENTE DESTRIBUÍDAS) - Surgiu da necessidade de se compartilhar arquivos para uma quantidade de usuário que estão geograficamente mais dispersos por exemplo um grupo de usuários aqui no Brasil e outro lá grupo na China. Por terem custos de comunicação muito elevado (circuitos para satélites e enlaces de microondas) este tipo de rede são no geral públicas ou seja o sistema de comunicação é mantido, gerenciado e de propriedade de grandes operadoras (públicas ou privadas), e seu acesso é público.
Exemplo: Coca-cola, AmBev, BRASKEN, etc

Caso alguém não tenha notado esses tipos de redes são nada mais que junções de redes menores para formar outras redes maiores, em outras palavras a LAN é a base da rede, pois é a menor. A MAN é a junção de várias LANs e a WAN é a junção de várias MANs e LANs, conforme a figura ilustra.

0 comentários:
Postar um comentário